Histórico da Associação

A Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), fundada no mês de março de 1989, teve início graças ao esforço de três peritas: Zaíra Hellowell, Liduína Maria Ferreira de Holanda e Maria de Fátima Tomás do Nascimento.

A mobilização dos peritos criminais federais em prol da fundação de uma associação aconteceu após a Constituinte de 1987, diante da ameaça representada por um artigo que estabelecia aos delegados federais salários superiores aos dos peritos. As três peritas procuraram parlamentares e advogados especializados em Direito Constitucional e, dos encontros,  saiu a sugestão para que se formasse uma associação e, com ela, a possibilidade de prover a Perícia Federal de mecanismos de representação e articulação com o Governo Federal e Legislativo.

A APCF teve como primeiro presidente o perito Antonio Augusto de Araújo, que também foi diretor do INC e depois se tornou o Patrono da APCF. Zaíra Hellowell, na época, assumiu a vice-presidência da associação, que contava então com 154 membros fundadores. Hoje, por todo o país, são mais de mil associados. Dentre estes, muitos são aposentados e ingressaram na associação a partir de 1995.

Atualmente, a sede da APCF fica em Brasília onde atua a Diretoria Executiva. A  associação ainda possui uma representação regional em cada estado, nas capitais, além de Foz do Iguaçu, Santos e outras, totalizando 27 regionais e algumas subseções (municípios).

SHIS QI 9 Conjunto 11 CS 20 - Lago Sul CEP:71625-110
Brasília - DF
 

Telefones: (61) 3345.0882 / 3346.9481 / 3346.7235 / 3345.1123  
Email: apcf@apcf.org.br