APCF apoia encontro de presidenciáveis

postado 07/09/2018 por

Nos dias 5 e 6 de setembro, o presidente da APCF, Marcos Camargo, participou do evento Encontro com Presidenciáveis promovido pelo veículo Congresso em Foco em parceria com o canal My News e que contou com o apoio da APCF e da Anafe.

 

O Congresso em Foco e o canal de videojornalismo MyNews promoveram nos dias 5 e 6 de setembro uma série de entrevistas ao vivo com os principais candidatos a presidente da República. Nessa realização conjunta, os dois veículos são apoiados pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) e pela Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anafe). 

O primeiro candidato a participar do encontro foi o candidato do MDB, Henrique Meirelles. O presidente da APCF, Marcos Camargo, teve a oportunidade de fazer uma pergunta ao candidato, e indagou Meirelles sobre como ele pretende combater os problemas que impedem a melhor integração entre as polícias e se ele entende que é importante a criação, no âmbito do Ministério da Segurança Pública, de uma estrutura dedicada à formulação de políticas para a perícia criminal brasileira. 
 
Em sua resposta, o candidato destacou que essa atuação e valorização da área de segurança, no que envolve a perícia criminal dentro da estrutura do Ministério da Segurança Pública, será prioridade de seu governo. E no que diz respeito à integração, ressaltou a importância de existir diálogo e troca de informações entre as polícias. Falou ainda sobre propostas para o serviço público, reformas necessárias, setor elétrico, equilíbrio da situação fiscal, entre outros temas. 
 
O segundo candidato a participar da sabatina conduzida pelos jornalistas Cristina Serra, Sylvio Costa e Edson Sardinha, foi Alvaro Dias, candidato do Podemos. Antes de entrar ao vivo para o debate, o candidato recebeu os presidentes das entidades apoiadoras, oportunidade em que o presidente da APCF entregou nas mãos do candidato ao Palácio do Planalto, as propostas elencadas pela APCF que podem auxiliar a solucionar a crise da segurança pública no país. Alvaro Dias se comprometeu a avaliar com cuidado o documento elaborado pela Associação.
 
Durante o debate, Dias destacou sua proposta de governo, o qual se refere como "refundação da República", que inclui uma série de reformas e alterações constitucionais. Além de responder questionamentos sobre a privatização de bancos públicos e taxas de impostos, falou também sobre segurança pública, com destaque para a Operação Lava Jato e política sobre drogas.
 
Em seguida, o terceiro e último participante do primeiro dia de entrevistas, foi o candidato do Psol, Guilherme Boulos. A entrevista foi realizada de São Paulo e conduzida pelos jornalistas Mara Luquet e Antônio Tabet, do MyNews. Boulos falou de seu histórico junto aos movimentos sociais, pontuou seu plano de governo para as reformas – em especial a reforma tributária – investimento em pesquisa, direitos humanos e outros assuntos. 
 
Na quinta-feira (6), o quarto entrevistado da série Encontro com Presidenciáveis foi o candidato a vice-presidente pelo PT, Fernando Haddad. A APCF também teve um espaço para uma pergunta ao candidato do PT. Camargo falou da atual situação do sistema carcerário e chamou a atenção para o uso do Banco de Dados de DNA como ferramenta para solução de crimes e questionou o candidato se ele pretende potencializar o uso do banco de perfis genéticos como ferramenta de combate à criminalidade. Haddad elogiou a fundamentação da pergunta e concordou sobre as dificuldades do sistema carcerário brasileiro e apresentou soluções em seu governo para melhorar e otimizar essa área, mas não respondeu especificamente sobre o uso da ferramenta.
 
Todos os presidenciáveis mais bem colocados nas pesquisas foram convidados para participar das entrevistas. A equipe está em contato para confirmar uma nova rodada. As entrevistas são individuais, tem uma hora de duração e formato de talk show. Segundo os idealizadores do evento, o objetivo é evitar as amarras do formato tradicional de sabatinas e debates presidenciais e dar ao candidato melhores condições para expor com liberdade suas ideias e propostas.
 
Sexta-feira, 7 de setembro de 2018
Fonte: Agência APCF
 
 
 

SHIS QI 9 Conjunto 11 CS 20 - Lago Sul CEP:71625-110
Brasília - DF
 

Telefones: (61) 3345.0882 / 3346.9481 / 3346.7235 / 3345.1123  
Email: apcf@apcf.org.br