Laudo da perícia criminal federal concluiu que perfurações feitas em um local sensível foram o gatilho para o rompimento da barragem B1 da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, no dia 25 de janeiro de 2019. As informações foram divulgadas nesta 3ª feira (26/2), em coletiva de imprensa na Superintendência da Polícia Federal em Minas Gerais. O laudo pericial foi produzido em conjunto pelos peritos criminaia federais Leonardo Mesquita de Souza, Gustavo Costa Guimarães, Sidney de Oliveira Barbosa e Thalles Evangelista Fernandes de Souza. 

A empresa contratada pela Vale começou a perfurar a área da barragem cinco dias antes da tragédia. Segundo o laudo pericial, as perfurações causaram um excesso de pressão em um ponto frágil de estabilidade da barragem. A conclusão da perícia criminal federal refuta alegações da Vale de que uma combinação de deformação da barragem, provocada pelo seu próprio peso, e fortes chuvas teriam contribuído para o colapso. 

“A perfuração induziu uma pressão de água de forma pontual em um ponto da barragem que era muito sensível, o que dobrou a pressão naquele ponto. Esse ponto sensível se rompeu por liquefação, que se propagou por toda a barragem”, explicou o perito.

Confira a entrevista do PCF Mesquita à TV Globo de Minas Gerais: