O presidente e o vice-presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Willy Hauffe e Luiz Spricigo, se reuniram nesta 3ª feira (23/7) com o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Silvio Luiz de Almeida, para tratar de pautas da classe.
O encontro foi pautado na Resolução nº 15 do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), publicada em 7 de junho de 2024, que estabelece diretrizes essenciais para garantir a plena autonomia técnico-científica, funcional e administrativa dos órgãos centrais de perícia da União, dos estados e do Distrito Federal.
“A falta dessa autonomia e a influência de interesses externos têm comprometido a eficácia e a credibilidade dos laudos periciais. Desse modo, fica evidente que o cumprimento da resolução é imprescindível”, destacou Hauffe.
Também participaram da reunião o secretário nacional de promoção e defesa dos Direitos Humanos, Bruno Teixeira; o diretor e o vice-diretor regional da APCF em São Paulo, Euler Nobre e Cláudio Saad; e o presidente da Associação Brasileira de Criminalística (ABC), Marcos Contel Secco.
O ministro Silvio Luiz de Almeida reforçou a importância da pauta e se colocou à disposição para discutir a plena autonomia da perícia criminal brasileira.