Histórico da Associação

    A história da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) começa bem antes da ata de sua fundação em 10 de março de 1989.

    Em 1960, com a transferência do DFSP (Departamento Federal de Segurança Pública) do Rio de Janeiro para Brasília é inaugurado o Instituto Nacional de Criminalística (INC), berço da perícia criminal federal.

    No início eram apenas dez peritos, em meio a uma cidade recém-inaugurada e com poucos recursos disponíveis, acumulando diversas especialidades como morte violenta, grafotecnia, química, acidentes de trânsito, entre outras.

    Os anos se passaram e o efetivo, já espalhado por todo Brasil, atuava cada vez mais na resolução de crimes e na sustentação objetiva das decisões judiciais por meio de seus laudos quando, em 1987, é estabelecida a constituinte e com ela a oportunidade de um amplo debate sobre os rumos da nação.

    Preocupados com os reflexos decorrentes da falta de representatividade e munidos da intenção de colaborar com os debates para uma sociedade melhor, os peritos criminais federais se mobilizaram para garantir voz junto ao Congresso Nacional, fundando assim a APCF.

    Ao longo das últimas décadas, a Associação vem se consolidando como entidade importante nas discussões de assuntos de interesse do país, essencial para a garantia da autonomia e produção isenta da prova pericial, defensora dos direitos, interesses e legítimas reivindicações de seus associados, incentivando o sentimento de companheirismo e estreitando os laços de solidariedade, união e espírito de classe.