O presidente da Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF), Marcos Camargo, participou nesta terça-feira (26/8) da InterForensics maior conferência de ciências forenses da América Latina, em Curitiba (PR). A entidade é uma das realizadoras do evento, ao lado da Fundação Justiça pela Ciência, da Academia Brasileira de Ciências Forenses (ABCF) e da Escola Nacional de Perícias.

Durante discurso na cerimônia de abertura, Camargo destacou a importância da ciência forense para o sistema de justiça e para a segurança pública, ressaltando o papel da perícia oficial na garantia do julgamento justo e no fortalecimento da democracia.

“Com rigor técnico-científico e respeito à cadeia de custódia, a perícia oficial aplica a ciência forense nos órgãos de polícia científica, garantindo o direito constitucional à prova e assegurando a ampla defesa e o contraditório”, afirmou.

O presidente da APCF também enfatizou que eventos como a InterForensics são essenciais para promover o intercâmbio de conhecimento e a atualização técnica dos profissionais da área.

“Este congresso consolida-se no calendário científico nacional e internacional e reforça o protagonismo da perícia criminal no enfrentamento a crimes complexos, desastres e violações de direitos humanos”, completou.

Com mais de 2.000 participantes e 280 palestrantes nacionais e internacionais, a InterForensics 2025 reúne peritos criminais, pesquisadores, profissionais da justiça, autoridades e estudantes. A programação conta com minicursos, conferências temáticas, painéis e apresentações de pesquisas sobre temas como antropologia forense, engenharia legal, genética, documentoscopia, inovação, inteligência artificial e meio ambiente.

A InterForensics 2025 conta ainda com apoio institucional da Polícia Federal, Polícia Científica do Paraná, Polícia Científica de Santa Catarina, Conselho Nacional de Dirigentes de Polícia Científica (CONDPC), OAB-SP, entre outros parceiros.