A diretoria da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) recebeu, nesta terça-feira (4/11), em sua sede em Brasília, os deputados federais Aluísio Mendes e Vinicius Rapozo de Carvalho para debater a PEC 18/2025, conhecida como PEC da Segurança Pública, que propõe uma reformulação do sistema nacional de segurança e redefine competências entre os entes federativos.

O encontro, que discutiu os principais pontos da proposta em tramitação na Câmara dos Deputados, contou também com a presença do presidente da Associação Brasileira de Criminalística (ABC), Marco Secco, e de integrantes da Diretoria Executiva da APCF, entre eles o vice-presidente Luiz Spricigo Junior, o diretor executivo Rafael de Liz, o diretor de Assuntos Parlamentares Francisco Helmer, e o presidente da APCF, Marcos Camargo.

O deputado Aluísio Mendes, presidente da comissão especial que analisa a proposta na Câmara, e o deputado Vinicius Carvalho, autor da Emenda nº 5 — que propõe a inclusão da Polícia Científica no artigo 144 da Constituição Federal —, trataram com os representantes das entidades sobre os avanços e as perspectivas de tramitação da PEC.

Durante a reunião, o presidente da APCF, Marcos Camargo, ressaltou o empenho da entidade em acompanhar o debate legislativo e defender o reconhecimento do papel técnico-científico da perícia criminal federal. “Seguimos atuando para que a perícia criminal seja valorizada e devidamente contemplada no texto da PEC e nas futuras políticas de segurança pública do país”, afirmou.