A programação de palestras do 6º Congresso Nacional dos Peritos Criminais Federais (CNPCF), nesta 5ª feira (10/3), contou com três palestras no período da tarde, além de um bate papo com os participantes sobre as pautas legislativas e ações judiciais da APCF. 

O perito criminal federal Charles Valente deu início com uma palestra a respeito da relevância da atuação pericial. Ele afirmou que a “perícia é a voz crítica da ciência dentro da cadeia de persecução penal”. “O laudo pericial não pode ser comprometido, o que não impede a nossa atuação subsidiária no suporte às atividades específicas de outros atores da persecução penal”, ressaltou. 

Posteriormente, o perito criminal federal Bruno Pitanga abordou o uso de scanners 3D para perícias em locais de crime. Ele apresentou como exemplo o caso emblemático de Varginha (MG) em que 26 pessoas foram mortas em uma chácara. Com o equipamento, a perícia criminal federal auxiliou a entender a dinâmica do delito. 

Em seguida, o perito criminal federal Érico Negrini ministrou palestra sobre os novos desafios para a criminalística. Ele chamou atenção para o ESG (Environmental, Social and Governance), método usado para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa. 

O presidente Marcos Camargo encerrou a programação do dia com um balanço sobre as pautas legislativas e ações judiciais da Associação. A palestra contou com a participação do advogado Mathaeus Lazarini, do Malta Advogados, escritório que atende a entidade nas áreas legislativa e jurídica. Entre os assuntos abordados estão: IN 188, paridade e integralidade, tempo de Forças Armadas como tempo policial, auxílio pré-escolar, abono de cálculo do 1/3 de férias, licença-capazcitação, abate-teto, pensão por morte, entre outros.