O Simpósio Paraibano de TI e Gestão Pública contou mais uma vez com o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). Em sua 3ª edição, o evento aconteceu nos dias 9 e 10 de dezembro, desta vez de forma totalmente virtual em virtude da pandemia de coronavírus.

Com o tema “A integração da TI pública paraibana”, o simpósio contou com mais de 170 participantes de mais de 60 instituições públicas, além de estudantes e profissionais da iniciativa privada. Foram 15 palestras sobre temas atuais da Tecnologia da Informação, Inovação e exemplos de soluções produzidas em resposta às necessidades que o ano de 2020 exigiu da TI Pública para as urgências que a pandemia provocou.

Destaque para a mesa de abertura do evento, que reuniu autoridades de diversos órgãos da Paraíba. Entre elas, representantes do Ministério Público de Contas da Paraíba, da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA), do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE PB), da DATAPREV, do Ministério Público da Paraíba, do Tribunal de Justiça da Paraíba, do TRT 13ª Região, da Controladoria-Regional da União no Estado da Paraíba, da Receita Federal, da Controladoria-Geral do Município de João Pessoa, do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Secretaria da Fazenda da Paraíba.

O perito criminal federal João Macedo, do Setor Técnico-Científico (Setec) de Minas Gerais, ministrou palestra sobre a inteligência artificial aplicada à realização de perícias de informática. Uma das organizadoras do evento, a PCF Klarissa de S. Jerônimo também moderou mesas temáticas durante o simpósio.

“Muito desafiador seguir esse projeto com todas as dificuldades que a pandemia de COVID-19 impõe aos profissionais e suas famílias, manter o engajamento diante das agendas de trabalho de cada órgão organizador e ainda tentar trazer a cara do simpósio para o formato online sem decepcionar”, destaca Klarissa. 

A programação do simpósio também contou com momentos culturais com apresentações do grupo Poética Evocare, do Coral do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, além do lançamento do novo cordel da perícia criminal federal “O Robô, o Matuto e o Perito Criminal”, do PCF Alysson Medeiros .

O evento foi uma realização conjunta da Polícia Federal, da Dataprev, da Codata, do Serpro e da Superintendência de Tecnologia da Informação da Universidade Federal da Paraíba (STI/UFPB).