“Assumo a presidência da APCF com o objetivo de manter a união da categoria, a valorização da criminalística e da Polícia Federal, além da consolidação da nossa Associação como entidade capaz de colaborar com a sociedade por meio de ações propositivas, que vão além das pautas classistas.” Com essas palavras, o novo presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Willy Hauffe Neto, tomou posse em cerimônia realizada na sede da entidade, em Brasília, na 6ª feira (10/3).

O evento, que também celebrou o aniversário de 34 anos da APCF contou com as presenças do secretário Nacional de Segurança Pública, Francisco Tadeu Barbosa de Alencar; do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues; do diretor Técnico-Científico da PF, Roberto Monteiro; e do diretor do Instituto Nacional de Criminalística, Carlos Eduardo Palhares. 

Em seu discurso de posse, o presidente Willy Hauffe destacou ainda a importância de se “buscar ainda mais a valorização necessária da perícia criminal brasileira e dar mais visibilidade à categoria, enaltecendo a criminalística e contribuindo com o fortalecimento da Polícia Federal, buscando o melhor para a segurança pública e a sociedade”.

A Diretoria Executiva da APCF (biênio 2023-2024) é composta por: 

  • Willy Hauffe Neto, presidente;
  • Luiz Spricigo Junior, vice-presidente;
  • Marcos de Almeida Camargo, secretário-geral;
  • Alexandro Mangueira Lima de Assis, secretário-geral adjunto;
  • Gregson Afonso Lopes Chervenski, diretor financeiro;
  • André Luiz da Costa Morisson, diretor financeiro adjunto;
  • Evandro Mário Lorens, diretor técnico-social;
  • Meiga Áurea, diretor técnico-social adjunta;
  • Marco Conde, diretor de comunicação social;
  • Levi Costa, diretor comunicação social adjunto;
  • Erick Simões da Câmara e Silva, diretor de assuntos jurídicos;
  • Bruno Andrade, diretor de assuntos jurídicos adjunto;
  • Erich Adams, diretor de administração e patrimônio;
  • Mariana Ferraz, diretora de administração e patrimônio adjunta;
  • Carlos Antônio Almeida de Oliveira, diretor de assuntos parlamentares;
  • Francisco Helmer Almeida Santos, diretor de assuntos parlamentares adjunto;
  • João Luiz Moreira de Oliveira, diretor de aposentados e pensionistas;
  • Paulo Roberto Fagundes, diretor de aposentados e pensionistas adjunto.

Perícia forte e segurança pública fortes
O secretário Nacional de Segurança Pública, Francisco Tadeu Barbosa de Alencar chamou atenção para a união de forças. “Todos temos consciência da nossa responsabilidade e, com espírito público, com coragem, com discernimento, com energia para enfrentar os problemas brasileiros, que são muitos e desafiadores, tenho certeza que teremos sucesso. Estamos prontos para unir forças e juntar energias para continuar servindo de maneira cada vez mais dedicada, servindo ao Brasil”, afirmou. 

O delegado federal Andrei Rodrigues, diretor-geral da PF, destacou a importância do trabalho republicano da instituição. “Eu gostaria de fazer um chamamento para que todos nós trabalhemos por uma Polícia Federal mais forte, uma Polícia Federal republicana, uma Polícia Federal focada na sua missão. E que a gente com essa comunhão de esforços de todos os cargos, de todos os colegas e profissionais da nossa instituição, juntos façamos de fato essa nova Polícia Federal que a gente se dispôs a construir junto com vocês”, disse. 

Na avaliação do diretor Técnico-Científico da PF, Roberto Monteiro, a Polícia Federal precisa atuar cada vez mais de forma integrada. “Eu acho que nós temos que trabalhar de forma integrada dentro da Polícia Federal, porque a Polícia Federal é uma só. Que a gente possa trabalhar de forma integrada defendendo os interesses de todos, por uma Polícia Federal cada vez melhor”, reforçou. 

Já o diretor do Instituto Nacional de Criminalística, Carlos Eduardo Palhares, destacou a imprescindibilidade da perícia criminal. “Fazer perícia não é fácil. Nosso trabalho é fundamental para robustecer as investigações, e a produção da prova técnica deve ser tratada como imprescindível sempre. Daí a importância de termos uma entidade de classe forte e que defenda verdadeiramente as nossas atribuições.”

Galeria
Após a cerimônia oficial de posse da Diretoria Executiva, foi realizado o descerramento da foto em homenagem ao ex-presidente da APCF, Marcos Camargo, na galeria dos presidentes da entidade. Camargo ficou à frente da Associação por três mandatos, entre 2017 e 2022.

VEJA E BAIXE TODAS AS FOTOS DO EVENTO AQUI