O grupo estudantil de Geociências Forenses das Universidades Federais de Pelotas (UFPEL) e do Paraná (UFPR) realizou, de 30 de novembro a 4 de novembro, o 1st Brazilian Geoforensic Virtual Workshop. O evento totalmente virtual foi apoiado pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) e contou com mais de 300 inscritos. 

O presidente da APCF, Marcos Camargo, foi um dos convidados de honra do workshop. Ele ressalta a importância do intercâmbio de informações entre peritos criminais e de peritos criminais com a comunidade acadêmica. “A APCF tem a satisfação de apoiar eventos como este, que tem como objetivo difundir as ciências forenses e fortalecer a segurança pública por meio do conhecimento técnico-científico.”

A conferência reuniu referências nacionais e internacionais em áreas como Perícia de Solos, Perícia Ambiental, Geofísica, Paleontologia, Isótopos, Palinologia, Gemologia e Geoprocessamento na elucidação de crimes. Ao todo, foram 14 palestrantes, 14 palestras e 3 minicursos. 

Os peritos criminais federais Fábio Salvador, Camila Vasconcelos, Fábio Costa, Odair de Souza Junior e Erich Adam Lima representaram a criminalística federal na grade de palestras. Também passaram pelo workshop importantes nomes internacionais da área, como Laurence Donelly (Comitê IUGS-IFG) e Lorna Dawson (Instituto James Hutton – Reino Unido). 

“Foram centenas de ouvintes todos os dias, interagindo com todas as palestras. Isso e? muito importante nesse delicado momento em que passamos. Aos palestrantes? Sem palavras! Mesmo com todas as questo?es envolvendo atribuic?o?es particulares, fuso-hora?rio, e todas as problema?ticas de um evento online, se disponibilizaram a nos passar seu conhecimento adquirido ao longo dos anos”, afirma a comissão organizadora.

Leia também: Peritos federais ministram 2ª edição do Curso de Novas Substâncias Psicoativas