O presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Willy Hauffe, participou nessa 3ª feira (7/2) da reabertura da Mesa Nacional de Negociação Permanente, no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

O evento contou com a participação de oito ministros de Estado: Fernando Haddad, da Fazenda; Simone Tebet, do Planejamento; Rui Costa, da Casa Civil; Luiz Marinho, do Trabalho; Carlos Lupi, da Previdência; Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência; e Camilo Santana, da Educação; além da anfitriã, Esther Dweck.

A Mesa Nacional foi criada em 2003 e estava desativada desde 2016. O objetivo principal da iniciativa é o diálogo permanente entre o Governo Federal e as entidades de classe. Entre as principais reivindicações apresentadas durante a reabertura do dispositivo estavam o reajuste salarial e a valorização do servidor público.

“Um ato extremamente simbólico, com a presença maciça das entidades classistas, que denota o respeito e a dignidade com que os servidores públicos devem ser tratados”, disse o presidente da APCF. “O mote principal foi o desmonte e a desvalorização do serviço público em detrimento da economia. Pautas como concursos, melhoria das condições de trabalho, benefícios e principalmente as perdas econômicas dos últimos anos foram abordadas.”

Durante o encontro foi defendida a imediata retirada da PEC 32 (Reforma Administrativa) de pauta. A ministra Esther Dweck anunciou o atendimento de duas demandas apresentadas pelo conjunto de servidores na pauta reivindicatória: a revogação da norma que excluía servidores em mandato classista da folha de pagamento e da portaria que estabelece o cronograma de transferência de aposentados e pensionistas do Regime Próprio para o INSS prevista pelo Decreto 10.620/2021.

Sobre a recomposição, os ministros se colocaram à disposição para ajudar na celeridade e nos meios necessários à implementação mais rápida da necessidade premente do serviço público.