O presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Marcos Camargo, deu continuidade, nesta quarta-feira (17/9), à articulação parlamentar pela constitucionalização da Polícia Científica. O presidente da entidade se reuniu com os deputados federais Patrus Ananias (PT-MG) e Robinson Faria (PP-RN), ambos integrantes da Comissão Especial da PEC 18/2024, que trata da reforma da segurança pública.
Durante as reuniões, Camargo apresentou os fundamentos da proposta de emenda que busca garantir o reconhecimento constitucional da Polícia Científica e destacou que a inclusão no texto constitucional é uma medida necessária para assegurar a autonomia funcional, a estabilidade institucional e a valorização da perícia criminal de natureza oficial em todo o país.
A entidade segue mobilizada em busca do apoio dos membros da Comissão Especial, com o objetivo de garantir as 171 assinaturas necessárias à apresentação da emenda e avançar no debate legislativo sobre o papel estratégico da perícia criminal oficial na segurança pública e na promoção da justiça.