O procurador-geral da República, Augusto Aras, formalizou apoio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) à entrada da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) na Enccla (Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro), principal rede de articulação de políticas de enfrentamento a esses crimes no Brasil.

Com assento no grupo, os peritos criminais federais poderão levar à formulação das políticas a experiência de quem produz os documentos científicos que embasam os casos criminais, alertando os colegas sobre as melhores práticas para evitar, ao fim dos processos, anulações e impunidades.

Em ofício, Aras informou que o CNMP foi favorável ao ingresso da APCF e que o “caráter técnico-científico” das atividades dos peritos criminais federais “será de grande valia para a consecução das ações da Enccla”.

A entidade também obteve retorno positivo do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). O presidente da instituição, Ricardo Liáo, reforçou o “potencial de colaboração de natureza técnica” que a Associação pode oferecer aos trabalhos da Estratégia.

Já apoiam a APCF a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), a Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), a Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON) e a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CG-DF).

Para ser aceita como participante, a Associação precisa do aval do Grupo de Gestão Integrada da própria Enccla.