A chapa “Bases Sólidas Para uma Perícia Unida”, liderada pelo perito criminal federal Marcos de Almeida Camargo, venceu as eleições para a Diretoria Executiva da APCF e do APCF Sindical. Camargo foi reeleito com 81% dos votos válidos e permanecerá à frente da instituição no Biênio 2021-2022. 

Dos 1.117 associados habilitados, 847 participaram do pleito (75,82%). A votação ocorreu nesta 4ª feira (21/10), das 8h às 18h, de forma eletrônica. A chapa vencedora recebeu o apoio de 685 filiados. Já a chapa “Perícia Forte na Polícia Federal”, liderada pelo perito criminal federal José Jair Wermann, contabilizou 159 votos (19% dos votos). Três pessoas votaram Branco/Nulo.

Confira a composição da chapa eleita para o Biênio 2021-2022:

  • Presidente: Marcos de Almeida Camargo
  • Vice-Presidente: Alex Mangueira Lima de Assis
  • Secretário-Geral: Bruno Gomes de Andrade
  • Secretária-Geral Adjunta: Meiga Aurea Mendes Menezes 
  • Diretor Financeiro: Willy Hauffe Neto
  • Suplente de Diretor Financeiro: André Luiz da Costa Morisson

Eleito para seu terceiro mandato na APCF, Marcos Camargo celebra a vitória e reforça que continuará o trabalho de valorização da perícia criminal federal. “Recebo com muita felicidade o resultado das eleições. É a prova que estamos no caminho certo e que a categoria reconhece a importância da busca por uma associação cada vez mais fortalecida e pujante.”

“Parabenizo o colega Jair Wermann e todos membros da chapa ‘Perícia Forte na Polícia Federal’. Continuaremos buscando, independente de qualquer coisa, a união da categoria. Espero que possamos olhar para frente, convergir nossas ideias e seguir o trabalho por uma perícia criminal federal forte, por uma Polícia Federal forte e por uma segurança pública forte”, afirma Camargo. 

Entre as propostas da chapa vencedora estão manter e aprimorar as ações da APCF na defesa e na valorização da perícia criminal federal e do perito criminal federal, de forma transparente e protegendo as prerrogativas da categoria, mitigando riscos internos e externos e aproveitando as oportunidades de melhoria. 

Além disso, Camargo ressalta que lutará pela aprovação da PEC de modernização da Polícia Federal e pela inserção da Associação na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). Clique aqui e confira todas as propostas da chapa eleita. 

Perito criminal federal desde 1999, o presidente Marcos Camargo é graduado em Farmácia e Bioquímica (UFPR-1998) e possui pós-graduação em Gestão de Políticas de Segurança Pública (ANP/DPF-2009). Foi chefe de 2003 a 2005 do Serviço de Perícias de Laboratório e de Balística do Instituto Nacional de Criminalística (SEPLAB/INC) e esteve lotado no Setor Técnico-Científico da Polícia Federal no Estado do Paraná de 2005 a 2008. Chefiou ainda a área técnica do Setor de Investigação de Desvio de Produtos Químicos da Polícia Federal e a Central de Fiscalização da Divisão de Controle de Produtos Químicos da PF. 

O novo vice-presidente da APCF, perito criminal federal Alex Mangueira, explica que aceitou o convite para compor a chapa “por acreditar na pauta de respeito às deliberações da categoria e na busca constante pela união e fortalecimento da perícia, da Polícia Federal e da segurança pública”. Segundo ele, “a campanha eleitoral, por si só, já foi uma grande vitória para a categoria, com intensa mobilização, engajamento e discussão de ideias pelos associados em todo o país”.

“Gostaria de agradecer pelos votos e pelo apoio espontâneo e sincero de todos aqueles que acreditaram nas nossas propostas. Serão dois anos de muito trabalho em prol de uma APCF independente e forte, sempre buscando a defesa e a valorização da perícia criminal federal e dos peritos criminais federais”, complementa Mangueira. 

Conselho Fiscal e Conselho de Ética

Também foram escolhidos os presidentes do Conselho Fiscal da APCF e do APCF Sindical e do Conselho de Ética, ambos com chapas únicas. Ficarão à frente dos conselhos, respectivamente, os peritos criminais federais Gregson Afonso Lopes e Gontran Gifoni Neto. 

O PCF Gregson recebeu o apoio de 799 associados e outros 48 votaram Branco/Nulo. Já o PCF Gontran contabilizou 791 votos e 56 Branco/Nulo.