Uma comitiva da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) visitou as instalações do Setor Técnico-Científico da Polícia Federal no Estado (Setec-PB) para conhecer a estrutura da criminalística federal e tratar sobre o projeto da instituição de ensino aprovado no Programa de Cooperação Acadêmica em Segurança Pública e Ciências Forenses (Procad). O encontro ocorreu em 26 de janeiro.

Participaram da visita o reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, a vice-reitora, Liana Albuquerque, o pró-reitor de Planejamento, Paulo de Tarso Henriques, além do superintendente regional da PF, Gustavo Paulo Leite de Souza, e o perito criminal federal Bruno Salgado Lima, representando o Serviço de Perícias de Engenharia (Sepeng) do Instituto Nacional de Criminalística (INC).

Na oportunidade, o coordenador do projeto paraibano selecionado no programa, professor Sandro Torres, apresentou detalhes da iniciativa aos presentes, que tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologias e formação de recursos humanos em engenharia legal destinadas à automatização aplicáveis a análises de conformidade de obras públicas. Participaram ainda o professor Lucídio Cabral, diretor do Centro de Informática da UFPB, e os peritos criminais federais Thiago Albuquerque e Sídney Barbosa, ambos engenheiros civis.

Chefe do Setec-PB, o perito criminal federal José Alysson Medeiros celebra a aprovação de um projeto da Paraíba no Procad e espera que a iniciativa traga bons frutos à criminalística brasileira. “Trata-se do primeiro projeto da área de Engenharia Legal aprovado em programas do tipo, especificamente destinados à segurança pública e às ciências forenses. É motivo de alegria ter o nosso setor como entidade parceira representando a perícia criminal. Acrescenta-se que este projeto transcende o interesse local, estando em sintonia com as linhas de pesquisa do Serviço de Perícias de Engenharia do INC, que tem encorajado e apoiado o seu desenvolvimento.”

O Procad incentiva a cooperação acadêmico-científica entre instituições de ensino superior e órgãos de segurança pública, com apoio a projetos voltados para a formação de pessoal qualificado, para a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico nas áreas de segurança pública e ciências forenses. A iniciativa é fruto da parceria entre a Capes e o Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e da PF. Veja a lista dos 23 projetos selecionados aqui.