A Diretoria Técnico-Científica (Ditec) da Polícia Federal promoveu, de 19 a 23 de agosto, a 13ª edição do Curso de Coleta de Vestígios Biológicos para Exames de DNA. Com conteúdo teórico e prático, o treinamento exclusivo para peritos criminais federais aconteceu em Vitória (ES).  

Voltado para profissionais que atuam em locais de crime, o curso abordou os fundamentos dos exames de DNA aplicados à área forense e a utilização dos bancos de dados de perfis genéticos no auxílio à elucidação de crimes, incluindo detalhes sobre a documentação exigida e os aspectos legais. 

Foram realizadas ainda diversas atividades práticas e simulações com o objetivo de treinar os peritos na localização e reconhecimento de vestígios biológicos em locais de crime, bem como a sua coleta, preservação e encaminhamento corretos para o laboratório de DNA.  

“Os alunos também praticaram a coleta adequada de amostras de referência para confrontos com os vestígios coletados em locais de crime, para a composição de bancos de dados e para a identificação de desaparecidos”, destaca o perito federal Carlos Roque, representante regional da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) no Espírito Santo, reforçando a importância da capacitação para o desenvolvimento profissional. 

Participaram do curso 36 peritos criminais federais dos Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.