Peritos criminais federais ministraram, em São Paulo, o curso de comparação facial, em parceria com a Academia de Polícia do Estado. A capacitação foi realizada entre os dias 7 e 18 de outubro e contou com a participação de 31 peritos criminais estaduais, da PF e do Distrito Federal.

Esta foi a 9ª edição de uma série de cursos voltados a especializar peritos criminais no exame de comparação facial, que vêm sendo promovidos pelo Instituto Nacional de Criminalística (INC) e pela Academia Nacional de Polícia (ANP). Com isso, cerca de 155 profissionais já foram capacitados em todo o país. É a terceira vez que os peritos federais levaram o treinamento para fora de Brasília.

O exame de comparação facial tem ganhado cada vez mais importância dentro da criminalística. Em 2017, peritos federais confirmaram a identidade do traficante Luiz Carlos da Rocha, conhecido por Cabeça Branca, procurado há 32 anos pela Polícia Federal, e que também estava na lista de procurados pela Interpol.

Os participantes tiveram a oportunidade de utilizar o Peritus, novo software da PF, para a realização das análises. A ferramenta foi desenvolvida no INC com fomento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e já foi disponibilizada para a maioria dos Institutos de Criminalística do país. A expectativa é de que, em breve, todos os peritos criminais que trabalham com evidências multimídia, incluindo a biometria facial, utilizem o programa na consecução de seus exames.