Em comemoração ao Dia do Perito Criminal, o presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Willy Hauffe, publicou artigo nesta 2ª feira (4/12) no Blog do jornalista Fausto Macedo, do jornal O Estado de São Paulo. No texto, Hauffe reforça a importância dos peritos oficiais de natureza criminal para o sistema de justiça e chama a atenção das autoridades para o risco de flexibilização da perícia.
“É preciso que as autoridades brasileiras estejam alerta ao risco da flexibilização da prova pericial, problema que gera severa consequência para o processo penal e afronta nosso ordenamento jurídico.”
“Todas as conquistas da perícia criminal após a redemocratização do Brasil estão em risco, sob os mais diversos argumentos, que sempre buscam privilegiar apenas a confirmação da linha investigativa. O país flerta com a flexibilização da prova pericial, com tentativas direcionadas de reforma do Código de Processo Penal e com a facilitação da usurpação das funções dos Peritos Oficiais, sem contar as gestões administrativas de desestímulo e enfraquecimento à atuação pericial”, destaca ainda.
Confira o artigo na íntegra aqui.