“O uso do Banco Nacional de Perfis Genéticos na busca de pessoas desaparecidas.” Este foi o tema do Diálogos APCF realizado na 4ª feira (2/6) pelo presidente Marcos Camargo.

Participaram do debate:

  • O perito criminal federal João Ambrósio, coordenador-geral de Pesquisa e Inovação da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP);
  • A perita criminal Laryssa de Andrade Bezerra, coordenadora do Grupo de Trabalho de Identificação de Pessoas Desaparecidas da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG); e
  • A agente de Polícia Helena Ferraz, gerente do Projeto Desaparecidos da SENASP/MJSP.

Cerca de 80 mil pessoas desaparecem todos os anos no Brasil. Contudo, há menos de 3 mil amostras cadastradas de DNA de familiares de pessoas desaparecidas.

O MJSP lançou no final de maio a Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas, com o objetivo de coletar materiais biológicos de familiares e auxiliar na solução de casos de desaparecimento.

A ideia é estimular familiares de desaparecidos a concederem material genético, de forma voluntária, para o Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG). A coleta será realizada entre os dias 14 e 18 de junho em todos os Estados e Distrito Federal.

Assista a íntegra do Diálogos APCF: