O diretor da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) Erich Adam participou da reunião que ocorreu entre a Polícia Federal e o Serviço Geológico do Brasil, na 4ª feira (31/1), com o objetivo de formalizar o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre as entidades.

O acordo tem o intuito de promover a troca de conhecimentos aplicados na área de geociências e meio ambiente por meio do desenvolvimento estruturado das atribuições comuns na área de geologia e recursos minerais, abrangendo a cooperação na implementação e execução de projetos. Ele também visa o intercâmbio de conhecimentos técnico-científicos, o apoio no desenvolvimento de pesquisas e a disponibilização de infraestruturas, equipamentos e laboratórios.

Os projetos com linhas de ações convergentes e de destaque são o Programa Ouro Alvo, da Polícia Federal, e o Projeto Estratégico, do Ministério da Justiça, que mantém o foco dos estudos no ouro brasileiro e produzem conhecimentos científicos úteis ao país. “Além de fortalecer a relação interinstitucional, as ações conjuntas contribuirão para a melhoria do meio ambiente e promoção do desenvolvimento do conhecimento geocientífico brasileiro”, destaca Erich Adam.

Junto com o diretor da APCF, estavam presentes no encontro, o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues; o diretor do Instituto de Nacional de Criminalística (INC), Carlos Eduardo Palhares; o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil, Inácio Cavalcante; o diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil, Francisco Silveira; e a gerente adjunta do Programa Ouro Alvo, Fernanda Ronchi.