O presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Marcos Camargo, e o diretor Técnico-Social, Evandro Lorens, participaram nessa 5ª feira (25/8) da cerimônia de entrega do Prêmio Congresso em Foco, que comemorou 15 anos de criação. A entidade é parceira do evento há anos e responsável pela auditagem externa da votação.

Para Camargo, é preciso valorizar os políticos que atuam de maneira correta e pelo bem da sociedade, pois as mudanças que podem ser feitas no país e no mundo partem da política. “Nós temos plena consciência de que uma das mudanças que podemos fazer no Brasil e até no mundo é por meio da política. Por isso, é importante valorizar os bons políticos”, afirma.

Camargo destaca que, além de valorizar e reconhecer os parlamentares que fazem um bom trabalho, a premiação “serve de incentivo para mostrar para todo Parlamento quais são os caminhos da ética, da correção e do bom trabalho Legislativo”.

O evento de premiação dos parlamentares destaques em 2022, segundo avaliação do júri especializado e do público, ocorreu em Brasília. Nesta edição, o presidente Marcos Camargo anunciou o reconhecimento aos senadores mais bem avaliados pelo júri.

O senador Marcelo Castro foi escolhido o melhor parlamentar do ano no Senado, na avaliação do júri especializado do Prêmio Congresso em Foco 2022. Também foram premiados nesta categoria os senadores Paulo Paim, Eliziane Gama e Otto Alencar.

Auditoria
Ao longo dos 31 dias de votação, durante todo o mês de julho, foram validados 2.545.355 votos. Quase 40% a mais que na edição anterior. “O sistema utilizado para votação do Prêmio Congresso em Foco 2022 pela internet foi auditado e apresentou elementos de verificação suficientes para atestar consistência e transparência para o processo de registro de votos, bem como para assegurar confiança para os resultados da votação”, diz trecho do documento assinado pelo perito criminal federal Evandro Lorens, diretor da APCF.

De acordo com o parecer da APCF, os mecanismos de segurança implantados no sistema de votação objetivando coibir votações automatizadas (robôs) foram considerados eficazes no universo amostral de votos avaliado. “Os votos registrados foram monitorados e auditados por meio de ferramentas automatizadas, de forma supervisionada, e por meio de análises pontuais amostrais da equipe responsável pela segurança da informação durante todo o período de votação, a saber, de 1º a 31 de julho de 2022”, diz o documento.

A 15ª edição do prêmio teve duas categorias gerais – Melhores da Câmara e Melhores do Senado – e três categorias especiais – Defesa da Educação, Clima e Sustentabilidade e Defesa da Liberdade no Transporte.