Com o objetivo de aprimorar o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, os peritos criminais federais Walvernack Beserra e Enelson Candeia da Cruz Filho conduziram um painel de debate sobre a temática em Mato Grosso. O encontro aconteceu na última semana, na sede da Controladoria Geral do Estado (CGE), em Cuiabá.

Os PCFs apresentaram a forma como a perícia contábil-financeira trabalha na Polícia Federal em relação a objetos de exame, ferramentas e a metodologias. Para Walvernack, a PF tem o importante papel de disseminar conhecimento, instrumentos e métodos bem-sucedidos utilizados nas diversas investigações de relevância no país.

“A lavagem de dinheiro é uma realidade no Brasil e no mundo. Diversos órgãos federais, estaduais e municipais de controle e auditoria, bem como os organismos de investigação criminal como Polícia Federal e Polícia Civil, devem sempre buscar o aprimoramento, treinamento, conhecimento de novas ferramentas e metodologias de trabalho. A troca de experiências entre estes entes contribui de forma contundente no combate à corrupção, ao crime organizado e à lavagem de dinheiro”, pontuou.

Segundo Enelson, Mato Grosso diferencia-se de muitos estados em razão de suas dimensões territoriais, o que por si só dificulta o combate a alguns crimes.

“Desde a deflagração da Operação Arca de Noé, ocorrida em 2003, quando a então maior organização criminosa existente no Estado foi desarticulada, casos de corrupção e lavagem envolvendo não apenas o desvio de recursos públicos, mas sobretudo a lavagem de recursos provenientes do tráfico de entorpecentes, garimpos/lavras ilegais e desmatamento vêm exigindo das autoridades incumbidas de reprimir tais ilícitos um olhar mais vigilante”, afirmou.

O evento é uma capacitação que faz parte do "Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro" do Ministério da Justiça e Segurança Pública e contou com o apoio da Rede de Controle da Gestão Pública em Mato Grosso. O encontro contou com 200 agentes públicos de 25 instituições para compartilhar conhecimentos, experiências e metodologias de repressão ao crime organizado.