Os peritos criminais federais Gregson Lopes, Dangelo Silva, Bruno Pitanga e Itamar Carvalho participaram do Exercício Simulado de Ameaça de Bomba, realizado no Aeroporto Internacional de Brasília na 5ª feira (18/10). Eles integram o Grupo Especializado em Bombas e Explosivos (GBE) da Polícia Federal.

A simulação acontece anualmente nos principais aeroportos do país e está prevista no Programa Nacional de Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita (PNAVSEC). Os peritos federais atuaram no treinamento do sistema automatizado de detecção de explosivos bagagens, implementado recentemente no aeroporto da capital federal.

Se o sistema constatar uma bagagem suspeita, a assessoria de risco do aeroporto e policiais da Delegacia da PF no aeroporto são acionados para avaliarem o material. Após a análise, o GBE é chamado para atuar nas contramedidas necessárias à mitigação dos riscos e neutralização do suposto artefato. Além disso, a equipe pericial realiza ainda um trabalho posterior de reconstituição do explosivo e coleta de outros vestígios, visando a identificação da autoria e caracterização da materialidade da ameaça.