O presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Marcos Camargo, cumpriu agenda no Congresso Nacional nessa 5ª feira (27/8) e buscou apoios entre os parlamentares para pleitos de interesse da categoria.

Camargo se reuniu com integrantes do grupo de trabalho da reforma do CPP e apresentou as preocupações da perícia criminal com o relatório apresentado ao colegiado.

O presidente da Associação reforçou todos os pontos críticos da proposta ao direito à prova, à ampla defesa e ao contraditório, e pediu a atenção ao tema. “Não há dúvidas que temos de modernizar e aprimorar o CPP. Precisamos, porém, de uma legislação que seja efetivamente justa, que combata a impunidade e não promova injustiças”, reforçou Marcos Camargo.

Camargo também se reuniu com os deputados Major Vitor Hugo (PSL-GO), líder do partido na Câmara dos Deputados, e Ubiratan Sanderson (PSL-RS). A APCF foi procurada para apresentar sugestões ao PL 1595/2019, que trata sobre as ações contraterroristas.

A APCF contribui com melhores definições sobre a área de bombas e explosivos, em especial no que diz respeito a químicos, biológicos, radiológicos e nucleares. Marcos Camargo mostrou ainda preocupação com outros trechos da proposta, em especial quanto à objetividade do escopo da lei, e sugeriu aperfeiçoamentos, em especial no sentido de deixar mais clara e objetiva as atividades que estariam sujeitas a aplicação da lei.