A manifestação da APCF contra a derrubada dos vetos relacionados à coleta de DNA da Lei 13.964/19 (pacote anticrime) foi destaque na imprensa nacional.

Ao Estadão, o presidente Marcos Camargo ressaltou que a decisão gera um prejuízo muito grande no combate à criminalidade e reduz muito a atuação dos bancos de perfis genéticos. “A impunidade também é um fator propulsor da criminalidade, a certeza de que o criminoso não será pego. Então a gente precisa justamente, entre outros fatores, combater a impunidade. Bancos de perfis genéticos são uma forma importantíssima de ferramenta científica para isso”, defendeu. “A ciência tem que prevalecer”, acrescentou.

O SBT News chamou atenção para a supressão da menção aos crimes hediondos na legislação. “Representa um grave retrocesso à sistemática estabelecida no combate à criminalidade por meio do banco de DNA”, disse Camargo.

Entre outros veículos de imprensa, a Gazeta do Povo, a IstoÉ e o Estado de Minas também destacaram o posicionamento da APCF.

Confira a repercussão:

Estadão – Peritos federais veem prejuízo a bancos de material genético com derrubada de vetos ao pacote anticrime e articulam PL para recuperar terreno em investigações com DNA

SBT News – Associação de peritos critica derrubada de vetos ao pacote anticrime

Istoé – Derrubada de vetos ao pacote anticrime, peritos veem prejuízo a bancos genéticos

Correio 24 Horas – Com derrubada de vetos ao pacote anticrime, peritos veem prejuízo a bancos genéticos

Estado de Minas – Derrubada de vetos ao pacote anticrime, peritos veem prejuízo a bancos genéticos