Peritos criminais federais representaram a Polícia Federal na reunião do Facial Identification Scientific Working Group (FISWG). O evento ocorreu entre os dias 13 e 17 de junho, em Pinellas, Flórida (EUA). Na oportunidade, eles apresentaram uma nova técnica para o exame pericial de comparação facial, baseada na utilização conjunta de sistemas automáticos de reconhecimento facial e da análise morfológica.

Participaram do encontro os peritos federais Rafael Oliveira Ribeiro e Janine Zancanaro da Silva, do Setor de Perícias em Audiovisual (Sepael) do Instituto Nacional de Criminalística (INC) da PF, e Gustavo Henrique Machado de Arruda, do Setor Técnico-Científico da Paraíba (Setec-PB). Rafael foi um dos palestrantes do evento.

O FISWG é um grupo de trabalho científico composto por instituições de pesquisa, indústria, órgãos policiais e periciais de diversos países, que tem como objetivo a elaboração de padrões de consenso, diretrizes e consolidação das melhores práticas relacionadas à biometria facial.

Desenvolvida em conjunto entre o Sepael e o Setec-PB, a técnica apresentada pelos policiais brasileiros já tem sido aplicada em casos concretos. Como repercussão da palestra, foi iniciado um grupo liderado pelo INC e composto por representantes da Holanda, Suécia, Interpol, Dinamarca, Austrália e Estados Unidos para elaborar documentos do FISWG orientando a aplicação da técnica apresentada.

A representação da PF no FISWG foi iniciada em 2019, quando Rafael participou da reunião ocorrida no Biometric Center of Excellence do FBI, em Clarksburg, Virgínia Ocidental (EUA). A partir de então e com a participação regular dos três peritos criminais federais nas demais reuniões do grupo, o INC foi reconhecido como membro regular do grupo internacional em 2020.