A perita criminal federal Mônica Paulo está representando a criminalística da Polícia Federal no Serviço Voluntário de Pesquisa (SVP), programa vinculado à Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senad/MJSP). O grupo é formado por oito pesquisadores e tem como objetivo subsidiar a pasta com estudos para a tomada de decisão e a elaboração de planos, programas e projetos de repressão ao narcotráfico e outros crimes conexos. 

Na última 5ª feira (10/12), em reunião na Senad, os voluntários apresentaram trabalhos sobre redução da oferta de drogas, principalmente nos campos da Química e Toxicologia Forense, Gestão de Ativos, Economia das Drogas e Estatísticas sobre Drogas. Na avaliação da PCF Mônica Paulo, a iniciativa é uma importante fonte de informações para direcionar as políticas tanto de segurança pública quanto de saúde pública. 

“O Serviço Voluntário de Pesquisa estimula a participação da sociedade civil para o compartilhamento de informações com o objetivo de reduzir a oferta de drogas. Dados de pesquisas de apreensões de drogas, intoxicações, de propostas de organização de dados, entre outras pesquisas foram discutidos neste primeiro encontro. O programa é uma importante fonte de informações para direcionar políticas públicas, tanto na área de saúde quanto na segurança pública”, destaca.

O SVP também conta com a colaboração de representantes do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP), da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e do Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), da Uniasselvi e da Universidade de Brasília (UnB).

Leia também: Peritos federais ministram 2ª edição do Curso de Novas Substâncias Psicoativas