O perito criminal federal Sérvio Túlio Jacinto Reis lançou a segunda edição do livro “Tratado de Medicina Veterinária Legal”. A obra tem o objetivo de fornecer uma base sólida e detalhada, com novas técnicas e protocolos de análise pericial da área. 

Lotado no Serviço de Perícias Ambientais (Sepam) do Instituto Nacional de Criminalística (INC), Sérvio conta que a motivação para escrever o livro veio da crescente demanda por informações atuais e abrangentes. “Dedicamos atenção meticulosa a cada detalhe, desde a seleção dos tópicos e a organização dos capítulos até a revisão das contribuições para garantir precisão científica e relevância prática. Nossa estratégia foi desenvolver uma obra que não apenas se destacasse pela qualidade acadêmica, mas que também servisse como um recurso prático e útil para profissionais e estudantes”, afirma o perito.

O livro também explora as evoluções na legislação relacionadas à natureza jurídica dos animais. Alguns dos temas abordados são direito animal, psiquiatria veterinária forense, traumas não-acidentais, abuso sexual de animais, tráfico de animais silvestres e valoração de dano animal. O exemplar conta com 21 capítulos.

Além de Sérvio, a publicação tem a autoria do professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Raimundo Alberto Tostes e do professor da Universidade de Marília (Unimar) Valdecir Vargas Castilho. A obra é publicada pela Medvep. Para adquirir o livro, clique aqui.