O perito criminal federal e cordelista José Alysson Medeiros lançou o cordel “O Perito Criminal no País dos Isótopos”, que aborda de forma divertida e lúdica a nova área de atuação da perícia criminal: a isotopia forense.

“Em 2020, tive contato com o instigante mundo da metodologia isotópica. A partir de então, os átomos começaram a perturbar meu juízo, me motivando a bolar uma estória para ajudar a explicar aquele novo universo em outra linguagem: a dos dos versos”, afirma Medeiros. 

As xilogravuras e ilustrações do novo cordel ficaram por conta de J.Borges, Erick Lima e José Victor Leite Medeiros, filho do autor. O folheto também é uma homenagem ao artista José Costa Leite, que faleceu neste ano.

“Este cordel tornou-se especial para mim por dois outros motivos. O primeiro é a ausência da gravura do amigo José Costa Leite, que, em agosto, partiu com seu talento e generosidade para o mundo encantado do cordel celestial. O segundo é a participação do meu filho José Victor com a ilustração que inspirou a capa.”

Desde 2012, além de exercer suas atribuições na Área de Perícias em Engenharia, o perito criminal narra situações do dia a dia dos profissionais da criminalística em forma de cordel. Em 2018, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu a literatura de cordel como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.

Cordel O Perito Criminal No País Dos Isótopos Alysson Medeiros