Especialistas da Interpol estiveram no Instituto Nacional de Criminalística (INC) da Polícia Federal para ministrar treinamento aos peritos criminais federais sobre o sistema Relief. A ferramenta possui um banco de dados que auxilia na identificação da origem e das rotas de entregas e remessas de drogas comprimidas, como cocaína e medicamentos. 

O curso aconteceu nos dias 10 e 11 de novembro, em Brasília. Ao todo, 20 peritos criminais federais participaram da capacitação, que é fruto de uma cooperação internacional entre a PF e a Interpol. Os profissionais tiveram aulas teóricas e práticas nas dependências do INC, inclusive nos laboratórios de química forense. 

Os peritos foram capacitados para utilizar a ferramenta e receberam orientações para alimentar o banco de dados, que é integrado com diversas instituições internacionais que já possuem o Relief. O sistema de inteligência é compartilhado com 114 países. 

“Os grupos do crime organizado comprimem suas embalagens de drogas com dispositivos de metal quando enviam grandes volumes de drogas, e isso deixa rastros nas embalagens e tabletes”, explica Javier Reino, especialista da Interpol e professor do curso. 

“O Relief armazena informações sobre essas marcações. Os policiais de nossos países membros podem verificar nosso banco de dados para ver se o mesmo dispositivo foi usado na compressão de drogas, em um caso diferente, em algum outro lugar do mundo. O Relief também armazena informações sobre logotipos de tabletes e a composição química de diferentes apreensões de drogas”, complementa.