Os peritos criminais federais Willy Hauffe, João Luiz e Carlos Trindade representaram a Polícia Federal no 1º Seminário Nacional de Perícia em Incêndios, promovido pelo Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom) com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O evento, considerado o maior de perícia em incêndios e explosões da América do Sul, ocorreu de 23 a 25 de março, no Espírito Santo.

O seminário contou com a presença de 160 profissionais de todo o país e tinha como objetivo fomentar o desenvolvimento da atividade por meio do compartilhamento de informação, de ideias e integração profissional entre os investigadores de incêndio do Brasil e de outros países. O evento também teve o apoio da Associação Brasileira dos Investigadores de Incêndio (ABINV) e chancela da International Association of Arson Investigators (IAAI), órgão internacional que capacita e certifica peritos em incêndio de todo o mundo.

O evento foi ministrado por palestrantes do Brasil, Estados Unidos, México e Argentina, que abordaram, entre outros assuntos, casos emblemáticos e históricos de incêndios como o que ocorreu na Boate Kiss, no Rio Grande do Sul; no Museu Nacional, no Rio de Janeiro; no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo; o CT do Flamengo; além do World Trade Center, nos EUA. Também foi debatido meios para se estabelecer um parâmetro nacional para a atividade, a fim de que os Estados possam se desenvolver no tema. 

Willy Hauffe, que também é diretor da APCF, relata a experiência. “Uma excelente oportunidade de sedimentar a parceria entre a perícia e os Corpos de Bombeiros Militares, definindo foco e as atribuições de cada ente, em busca de um mesmo fim: prestar o melhor serviço à sociedade, elucidando crimes e prevenindo incêndios.”