Pelo 14º ano consecutivo, a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) participou do Prêmio Congresso em Foco. O evento de premiação dos parlamentares destaques em 2021, segundo avaliação do júri especializado e do público, ocorreu nesta 5ª feira (21/10), em Brasília. Nesta edição, o presidente Marcos Camargo anunciou o reconhecimento de “Melhor do Senado”.

Mais uma vez, o processo de votação pela internet foi auditado pela APCF. Neste ano, foram validados quase 2 milhões de votos, em uma disputa que se estendeu de 1º a 30 de setembro.

“Nós temos plena consciência de que uma das mudanças que podemos fazer no Brasil e até no mundo é por meio da política. Por isso, é importante valorizar os bons políticos. E é isso que o prêmio faz: valoriza e reconhece o trabalho daqueles que fazem a boa política, e ainda serve de incentivo para mostrar para todo parlamento quais são os caminhos da ética, da correção e do bom trabalho legislativo”, afirmou o presidente da APCF.

Veja a íntegra do Prêmio Congresso em Foco 2021:

Camargo entregou a premiação para a líder da bancada feminina, Simone Tebet (MDB-MS), escolhida pelo júri especializado do Prêmio Congresso em Foco como a melhor do Senado em 2021. Ao todo, foram homenageados os cinco senadores mais bem avaliados pelo júri. Além de Tebet, também foram premiados: Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Jaques Wagner (PT-BA), Leila Barros (Cidadania-DF) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Para o presidente da APCF, a política é fundamental para a sedimentação da democracia e dos avanços do país. “Apesar de muitos estarem desacreditados por conta de inúmeros escândalos e acontecimentos, a política é importante para o Brasil e temos, sim, parlamentares responsáveis que trabalham com ética. Temos que valorizar e incentivar que esse modelo seja realmente priorizado dentro do Congresso”, destacou Marcos Camargo.

Estavam em jogo este ano duas categorias gerais – “Melhores na Câmara” e “Melhores no Senado” – e três especiais – “Mulheres na Política”, “Defesa da Educação” e “Clima e Sustentabilidade”. Concorreram ao prêmio deputados e senadores que não respondem a investigações ou processo por improbidade administrativa e que exerceram o mandato por ao menos 60 dias este ano.