A União dos Policiais do Brasil (UPB), composta por mais de 20 entidades da área de segurança pública, promoveu, nesta 3ª feira (2/4), no Aeroporto de Brasília, uma mobilização para chamar a atenção dos parlamentares que desembarcavam na capital federal. O intuito era dialogar com os congressistas sobre o texto da reforma da Previdência, que desconsidera as particularidades e peculiaridades dos profissionais do setor.

Na ocasião, foram entregues aos deputados e senadores os materiais preparados pela entidade explicando o posicionamento da categoria em relação à chamada Nova Previdência.

“Alguns trechos da proposta são particularmente prejudiciais para as carreiras de segurança pública. Esses profissionais exercem atividade de risco, que precisa ser reconhecida pelas autoridades. Infelizmente, a reforma está suprimindo garantias dos profissionais de segurança pública”, destaca o presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Marcos Camargo, que participou do ato público.

A ação da UPB no aeroporto faz parte de uma agenda de mobilizações para combater os prejuízos causados aos direitos das carreiras que compõem o setor de segurança pública. O grupo entende que, da forma como está escrito, o projeto do governo coloca esses profissionais em uma situação de incerteza e insegurança para desempenhar suas funções.

“Não é assim que se busca uma segurança pública de qualidade. O governo atual foi eleito por causa da pauta voltada para a área. Portanto, é importante valorizar esses profissionais que desempenham uma função essencial para a sociedade, cujos alicerces são a necessária higidez física e mental, além de segurança jurídica e emocional para o adequado e eficiente desempenho da atividade”, acrescenta Camargo.