O Centro de Ciências Forenses (CFF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promoveu, nos dias 27 e 28 de julho, o segundo módulo do seminário “Autenticação e Valoração de Peças de Patrimônio Cultural para Fins Forenses”, realizado com a intenção de discutir a necessidade de avaliar materiais culturais e artísticos e averiguar sua autenticidade. Com apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), o evento ocorreu no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

O evento também foi promovido pela Secretaria da Comunicação Social e da Cultura do Paraná e pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Entre os palestrantes, estavam os peritos criminais federais Fábio Salvador, João Carlos Ambrósio, Marcelo Lasmar e Mario Henrique Santana e a agente federal Ana Carolina Vieira de Sousa.

O seminário reuniu ainda representantes de universidades e pesquisadores do setor. A discussão girou em torno dos procedimentos de investigação e amparo legal, quanto de algumas das técnicas forenses de análise física e química de autenticação das obras.

De acordo com a coordenadora do Centro de Ciências Forenses da UFPR, “o objetivo é construir uma união para apoiar investigações, contando com investigadores criminais, pesquisadores das universidades e especialistas em arte, e junto disso, valer-se do suporte institucional de museus e instituições de guarda”.

Segundo os organizadores, os patrimônios culturais têm sido muito utilizados pelo crime. Na avaliação deles, é necessário desvendar essa criminalidade por meio de metodologias técnico-científicas. “Precisamos fazer uma integração das expertises da PF com as das universidades. O Paraná está na vanguarda dessas iniciativas, que têm que se propagar para o Brasil inteiro”, destacam.

“Com tantas informações espalhadas pelo Brasil, o desafio será conseguir organizar de forma adequada o banco de dados. Por isso é necessário envolvimento institucional federal, estadual e municipal”, reforça a comissão organizadora do evento.