Em comemoração ao Dia do Perito Criminal, a Diretoria Técnico-Científica da Polícia Federal (DITEC) promoveu, com apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), uma solenidade em homenagem aos profissionais que, por meio do conhecimento técnico e científico, auxiliam na promoção da Justiça. O evento ocorreu nesta 6ª feira (4/12), no auditório do Instituto Nacional de Criminalística (INC), em Brasília.
Durante a solenidade, o presidente da APCF, Marcos Camargo, parabenizou todos os peritos criminais federais e os agradeceu pelo empenho e profissionalismo para fortalecer a criminalística brasileira. “Sou testemunha viva dos avanços que a perícia criminal teve, avanços esses em decorrência da dedicação de cada um de nós. A APCF sempre buscou e continuará em busca da devida valorização dessa profissão tão importante e essencial para a sociedade. Que sigamos em frente, sempre subordinando-se apenas à ciência”, disse em seu discurso.
A cerimônia marcou ainda a entrega da premiação da 1ª edição do Programa Cadastro Positivo, que reconhece o trabalho de peritos criminais federais e demais servidores da PF. O diretor Técnico-Científico, Alan Lopes, idealizador da iniciativa, entregou as homenagens juntamente com o diretor do Instituto Nacional de Criminalística (INC), Raimundo Nonato, e o presidente Marcos Camargo.
Confira abaixo a lista completa dos premiados em cada categoria:
- Balística: Marivaldo Alves Vieira, do NUTEC de Dourados, MS;
- Bombas e Explosivos: Frank César dos Santos Carrijo, do NUTEC de Uberlândia, MG;
- Caracterização de Materiais: Denis Peters, do SETEC/SC;
- Contábeis e Financeiras: Alexandre Salgado Junqueira, do SETEC/RR;
- Documentoscopia: Roberto Maurício Américo do Casal, do NUTEC de Londrina, PR;
- Eletroeletrônicos e Registro de Áudio e Imagens: Nureyev Queiroz Eudociak, do SETEC/MS;
- Engenharia: João José de Castro Baptista Vallim, do SETEC/PR;
- Informática: Marcelo Francisco da Silva, do SETEC/PR;
- Local de Crime: Miguel de Jesus Filho, do SETEC/SP;
- Meio Ambiente: Pedro Miguel de Almeida Lança Santos da Cruz, do SETEC/PB;
- Merceológicos: Luiz Emílio Trevisiol Junior, do SETEC/SP;
- Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural: Marco Antonio de Geus, do SETEC/PR;
- Química Forense: Viviane Maria Rizelio, do SETEC/PR;
- Veículos: Fernando Cesar Maschion, do SETEC/MS;
- Versatilidade – Produção de Laudos em Diversas Áreas do Conhecimento: Francisco Artur Cabral Gonçalves, do NUTEC de Santos, SP;
- Docência ANP: Igor Carvalho da Rocha, do SETEC/CE;
- Missões periciais – Geral: Marcio Rocha, do SETEC/SE;
- Missões periciais – Locais Estratégicos e de Difícil Provimento: Paulo Renato da Costa Pereira, SETEC/SE;
- Fiscalização de Grandes Contratos – Obras: Emerson Cristiano Frade e Marcos Cavalcanti Lima, do Serviço de Perícias de Engenharia do INC;
- Fiscalização de Grandes Contratos – Aquisições: Élcio Ricardo de Carvalho, do Serviço de Perícias de Informática do INC;
- Fiscalização de Grandes Contratos – Aquisições: Serviços Continuados: João César de Oliveira e Luan de Abreu Cardoso, do Setor de Inovação da DITEC;
- Projeto de Sucesso – Sistema Nacional de Gestão das Atividades de Criminalística (SISCRIM): Alexandre Coelho de Almeida, do SEIN/DITEC; Arnaldo Gomes dos Santos Junior, do SETEC/MG; e Márcio Rodrigo de Freitas Carneiro, do SETEC/SP.
Todo o Setor de Genética Forense também foi homenageado na categoria Destaques 2020, assim como os peritos criminais federais do Setor de Medicina e Odontologia Forense.
Também foram reconhecidas pelos serviços prestados as agentes administrativas Amanda Souza Santos, Claudinete Tavares Firmino, Juliana Primo Feitoza e Leila Carvalho Guerra, além de todos servidores do Núcleo de Materiais e da Área de Gestão de Contratos do Setor de Logística (SELOG) da DITEC.
Leia também: Ex-diretores da Ditec e do INC são homenageados