O livro “Segurança Cibernética na Alta Gestão: Estratégias para CEOs, CISOs, CIOs e CCOs”, que tem como coautor o perito criminal federal Marcelo Silva, lançou nesta quarta-feira (7/5), na Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal, no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília.

A obra oferece um guia prático para que a alta liderança assuma protagonismo na proteção dos ativos digitais institucionais — articulando governança, tomada de decisão e gestão de riscos.
Com oito capítulos, o livro aborda desde conceitos fundamentais – como direito digital e compliance – até ferramentas aplicadas, como o uso de playbooks corporativos e a sistematização de casos de sucesso. Um dos destaques é o detalhamento da atuação pericial e institucional em cortes superiores, como o STF e o TSE, em momentos de alta tensão política e institucional.

Com prefácio de Jeff Crume e apresentação do ministro Luiz Fux, a publicação defende que os líderes devem ir além da delegação técnica, compreendendo os riscos, estabelecendo prioridades e promovendo uma comunicação clara com públicos internos e externos.

O livro também é assinado pelo pesquisador da Universidade de Brasília (UnB), José de Souza Júnior e por Rogério Galloro, ex-diretor-geral da Polícia Federal. A obra também reforça que investir em cibersegurança é garantir resiliência organizacional e vantagem competitiva em um mundo digital cada vez mais complexo.