O presidente da APCF, Marcos Camargo, se reuniu nesta terça-feira (22/11) com o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), para realizar a entrega de dois livros coordenados pelo perito criminal federal Cláudio Saad Netto, também diretor executivo da associação.

Ambas as obras foram destacadas pela APCF como marcos para o reconhecimento técnico‑científico da perícia oficial. A primeira delas, O Direito à Prova Pericial no Processo Penal, coordenada por Saad Netto e lançada em 2023, conta com apresentação do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Reynaldo Soares da Fonseca, e reúne contribuições de peritos e professores. A obra analisa o “direito à prova pericial” como direito fundamental, refletindo sobre legislação, doutrina e jurisdição no sistema de justiça criminal.

A segunda obra, Nulidades no Processo Penal e a Cadeia de Custódia, também coordenada por Saad Netto -em parceria com Luiz Francisco Torquato Avolio e Luiz Antônio Borri e com prefácio do ministro Rogério Schietti, do STJ -, aborda a salvaguarda da cadeia de custódia de vestígios, propondo protocolos e soluções multidisciplinares para a garantia da prova técnica em processos penais.