A Fundação Justiça pela Ciência, estrutura integrante da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), inaugurou, nesta semana, um novo espaço institucional localizado na Arena BRB – Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, em Brasília (DF). O ambiente passa a funcionar como sede administrativa da Fundação e como ponto de apoio para as atividades técnicas, científicas e institucionais desenvolvidas em parceria com a APCF.

Durante a recepção de pré-inauguração, os presidentes das entidades destacaram a importância do espaço para o fortalecimento da criminalística brasileira. “Esse é um passo importante para ampliar as condições de trabalho e de articulação institucional da perícia criminal federal”, afirmou Marcos Camargo, presidente da APCF. Para o presidente da Fundação Justiça pela Ciência, Hélio Buchmüller Lima, o novo local atende a uma demanda histórica da entidade. “Ter uma sede própria fortalece a Fundação e amplia nossa capacidade de desenvolver ações voltadas ao avanço da ciência forense no país”, declarou.

O ambiente foi planejado para atender às necessidades administrativas e institucionais tanto da APCF quanto da Fundação, com infraestrutura adequada para reuniões de trabalho, recepção de autoridades e articulações estratégicas. Diretor da Fundação, Evandro Lorens destacou que o espaço vai possibilitar a ampliação das colaborações com parceiros e apoiadores. “O ambiente nos permite receber autoridades, imprensa, e instituições parceiras para desenvolver com mais estrutura as ações institucionais e científicas previstas na missão da Fundação”, destacou.

A expectativa é que o novo local contribua para consolidar a capacidade de atuação conjunta e fortaleça iniciativas e atividades voltadas ao desenvolvimento da ciência forense no país.