Já está disponível a 49ª edição da Revista Perícia Federal, periódico semestral publicado pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). 

A publicação tem como matéria de capa a história da legislação que criou os bancos de perfis genéticos e destaca o protagonismo da APCF na tramitação da proposta que viria a se transformar na Lei 12.654/2012.

A Lei completou 10 anos em maio, com mais de 100 mil perfis cadastrados e uma eficiente rede integrada de bancos de perfis genéticos. Esta edição da revista traz detalhes desta história com uma entrevista com alguns dos peritos criminais federais que fizeram parte desta caminhada.

Ainda sobre o tema, a entrevista da edição é com o ministro Chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, autor da proposta que deu origem à Lei 12.654/2012.

A publicação traz também artigo que trata de exames periciais em cavas alagadas de mineração, que descreve a metodologia aplicada pelo Grupo de Perícias em Meio Ambiente (GPEMA) do Núcleo de Criminalística do Setor Técnico-Científico da Superintendência da Polícia Federal de São Paulo (NUCRIM/SETEC/SR/PF/SP). Ainda, a cartilha de prevenção e enfrentamento de crimes contra mulheres e vulneráveis.

No encarte científico “Fronteiras em Ciências Forenses”, um artigo que trata do uso de bancos de dados biométricos civis em investigações criminais e também um artigo que aborda o refinamento qualitativo dos laudos periciais criminais no Brasil.

Confira a íntegra da 49ª edição da Revista Perícia Federal aqui.