Os registros fotográficos dos peritos criminais federais Rodrigo Ribeiro Mayrink, Willy Hauffe Neto e Roberto Maurício Américo do Casal foram os vencedores do 4º Prêmio de Fotografia Antônio Carlos Mesquita, promovido pela Associação Nacional de Peritos Criminais Federais (APCF). O júri especializado foi formado pelos fotógrafos profissionais Raul Spinassé, André Zímmerer e Lula Lopes.
Com o tema “A beleza do cotidiano: o olhar atento do perito que revela a verdade”, o concurso tem como objetivo divulgar as atividades e fomentar a integração dos peritos criminais federais por meio da linguagem fotográfica, revelando diferentes olhares e temáticas que envolvem o trabalho da criminalística.
Confira as fotos premiadas, com suas respectivas colocações:
O 4º Prêmio de Fotografia Antônio Carlos Mesquita aconteceu entre os dias 13 de outubro a 12 de novembro. Cada associado pôde inscrever até duas fotos autorais e exclusivas. De acordo com as regras do concurso, todas as imagens inscritas foram avaliadas de forma anônima por uma comissão julgadora especializada.
Na primeira etapa, as fotografias foram selecionadas para a votação popular dos associados. Cada perito criminal federal escolheu até 10 imagens, resultando na seleção das 30 fotos mais votadas para a fase seguinte.
Após a fase de voto popular, o júri especializado selecionou as 20 fotos que vão compor a exposição, com inauguração prevista para 4 de dezembro, no Espaço de Convivência do Instituto Nacional de Criminalística (INC).
Além da exposição, os três primeiros colocados receberão prêmios especiais: o vencedor do 1º lugar ganhará um par de ingressos para um show nacional ou internacional no Camarote Cobogó, na Arena BRB (Brasília); o 2º lugar será premiado com uma adega climatizada para 12 vinhos, oferecida pelo YOU HUUL/APCF Card; e o 3º lugar receberá uma Echo Dot de 5ª geração, da Amazon.
Confira todas as fotografias selecionadas pelo júri especializado:
Veja o resultado do voto popular neste link.


