Paralelo à programação principal do 6º Congresso Nacional dos Peritos Criminais Federais (CNPCF), na Bahia, aconteceu na manhã de 5ª feira (10/3) a reunião de aposentados e pensionistas. O grupo se reuniu para trocar experiências, rever colegas de longa data e debater o fortalecimento da categoria.

Eles conversaram sobre a necessidade de fazer encontros periódicos com os aposentados e sugeriram ações futuras para a direção da APCF. O presidente da entidade, Marcos Camargo, e o diretor de Aposentados e Pensionistas, Paulo Fagundes, conduziram a reunião.

O encontro ocorreu no dia em que a Associação comemora 33 anos de fundação. Todos aposentados fazem parte da história da entidade, alguns inclusive compuseram a diretoria. É o caso da perita criminal federal Zaíra Hellowell, ex-presidente e uma das fundadoras da APCF. “A Associação é muito importante para mim, pois faço realmente parte da história dela. Lembro, lá atrás, do trabalho que iniciei junto a outros colegas para fundar a entidade. Foi muito difícil, mas ver hoje a APCF consolidada e com essa magnitude me deixa muito feliz. Estou aposentada, mas sigo ativa e confiante de que teremos uma Associação ainda maior.”

Paulo Fagundes, também ex-presidente da entidade e atual diretor de Aposentados e Pensionistas, destaca a importância do congresso. “Depois de muito tempo sem ter esse eventos em função da pandemia, pudemos nos reunir aqui na Praia do Forte. E é muito importante mantermos essa união entre os ativos e aposentados, a fim de buscarmos uma categoria ainda mais forte”, disse.

O aposentado Elinaldo Cavalcante reforça celebra a realização do evento. “Eu ajudei a criar o setor de perícias da Polícia Federal no Rio Grande do Norte e tenho muito orgulho disso. Hoje, já aposentado, como é gratificante ver a continuidade de um trabalho que batalhamos muito. Graças ao empenho de tantos colegas, temos uma gigante e poderosa Associação.”

blank