A programação do segundo dia do 6º Congresso Nacional dos Peritos Criminais Federais (CNPCF) foi dedicada a seis palestras. Nesta edição, o evento tem como tema geral “Casos da criminalística e o protagonismo da perícia oficial na persecução penal”.

O perito criminal federal Hélio Buchmüller iniciou a programação de 4ª feira (9/3) com uma palestra sobre a importância da criminalística como estudo acadêmico. Ele defendeu a implementação da disciplina de ciências forenses em cursos de Direito e o fomento de parcerias para compartilhar o conhecimento pericial com os operadores do Direito.

Logo em seguida, o perito criminal federal Paulo Monteiro apresentou um estudo de caso sobre a atuação da perícia no incêndio ocorrido na Subestação de Energia em Macapá, que causou um apagão no Estado. A perícia criminal federal realizou exames no local e em documentações, concluindo que a falha em uma bucha do transformador ocasionou um curto-circuito, resultando na explosão e incêndio no equipamento.

Posteriormente, o perito criminal federal contribuiu com o congresso abordando a relevância de ferramentas de inteligência na criminalística. Ex-coordenador-geral de Pesquisa e Inovação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), ele chamou atenção para os casos bem-sucedidos, como a Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG) e o Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab) – em implementação na país.

O presidente Marcos Camargo também ministrou palestra no evento e falou do papel da Ciência no âmbito da segurança pública. Entre as ações prioritárias para o fortalecimento da perícia criminal no Brasil, Camargo destacou a criação da Secretaria Nacional de Ciências Forenses dentro da estrutura do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ele abordou ainda a discussão, no Congresso Nacional, do novo Código de Processo Penal (CPP).

Seguindo a programação, a perita criminal federal Camilla Kafino apresentou estudo de caso a respeito do derramamento de óleo na costa brasileira.

O perito criminal federal Ivo Peixinho fechou a grade do dia com a palestra “Perícia criminal e seus crimes naturais: estudo de caso da perícia de informática e os crimes cibernéticos”.