A Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) realizou, nesta 3ª feira (8/3), a Reunião dos Diretores e Diretoras Regionais da entidade. O encontro abriu os trabalhos do 6º Congresso Nacional dos Peritos Criminais Federais (CNPCF), realizado de 8 a 11 de março, no Hotel Iberostar, na Praia do Forte (BA).

Ao todo, participaram 32 diretores e diretoras regionais, além de 12 membros da Diretoria Executiva da APCF. Esta é a primeira reunião presencial desde o início da pandemia.

Os peritos criminais federais alinharam estratégias e discutiram ações relacionadas à categoria. Entre outros pontos, os presentes debateram assuntos como reestruturação da Polícia Federal, autonomia técnica, científica e funcional da classe e a importância da criminalística e do protagonismo da perícia oficial na persecução penal.

O presidente Marcos Camargo chamou atenção para a necessidade de fortalecer e unir a categoria contra ataques sistemáticos às atribuições da criminalística federal. “Não existe categoria forte sem uma entidade de classe por trás. Precisamos, mais do que nunca, unir forças”, disse.