Os presidentes da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Willy Hauffe, e da Associação Brasileira de Criminalística (ABC), Marco Secco, foram recebidos nesta 3ª feira (16/4) pelo presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Beto Simonetti, para tratar de pautas comuns à perícia criminal e à advocacia.

Hauffe abordou pleitos importantes para as entidades, como autonomia da perícia, cadeia de custódia, idoneidade do vestígio, ampla defesa e contraditório. O presidente da APCF destacou a necessidade de se garantir uma perícia criminal isenta e equidistante das partes. “A autonomia é importante para ficarmos livres de qualquer viés e termos assim, uma prova justa para a persecução penal”, destacou.

A diretora da ABC Dunya Spricigo e o procurador nacional de Defesa das Prerrogativas da OAB, Alex Sarkis, também participaram da reunião.

Simonetti se mostrou favorável aos pontos abordados pelos presidentes da APCF e da ABC, e se colocou à disposição das entidades para ajudar da forma que lhe cabe, já que a perícia criminal e a advocacia têm papel fundamental no sistema de Justiça.