O presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Willy Hauffe, participou nessa 3ª feira (27/2) da cerimônia de assinatura do Memorando de Entendimento entre a Polícia Federal e a Polícia Judiciária de Portugal. A solenidade aconteceu no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em Brasília. 

O objetivo do memorando é o compartilhamento do “Sistema Rapina”, software desenvolvido pela PF usado no combate aos crimes de abuso sexual infantojuvenil. O documento tem validade de dois anos.

Hauffe destaca que a ciência e a tecnologia são grandes aliadas a esse combate, além de outras ferramentas competentes, que ajudam a solucionar crimes dia a dia e demonstram sua utilidade. “A análise científica dos vestígios por profissionais dotados da necessária competência legal e técnica se torna uma das ferramentas mais confiáveis e imparciais na busca pela verdade.”

“Hoje, nós temos que combater a criminalidade em um novo ambiente. Isso exige novas ferramentas e quero dizer, com muito orgulho, que nós não somos apenas importadores, mas também exportadores e criadores de tecnologia de segurança pública”, declarou o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.  

O diretor nacional da Polícia Judiciária de Portugal ressaltou a importância da cultura de apoio mútuo entre as instituições. “Aquilo que é o problema de um, é o problema do outro. Se pudermos encurtar e utilizar soluções que um já tenha, vamos ganhar tempo e poupar o erário público” afirmou Luis António Trindade Nunes das Neves.