Apoiadora do Prêmio Congresso em Foco desde 2008, a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) participou, na noite desta 5ª feira (20/8), da entrega da premiação para os parlamentares destaques em 2020, segundo avaliação do júri especializado e do público. Nesta 13ª edição do evento, o presidente Marcos Camargo anunciou os três primeiros colocados da categoria “Melhores Senadores” na avaliação popular.

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a cerimônia de premiação aconteceu de forma virtual. Confira à íntegra:

Cerca de 400 parlamentares aptos à votação disputaram as categorias da premiação. A iniciativa tem o intuito de valorizar os congressistas que se destacam positivamente. Para o presidente da APCF, a iniciativa mostra o quanto a política é fundamental para a sedimentação da democracia e dos avanços do país. “O Congresso em Foco traz a importância da discussão política, a necessidade de reconhecer e valorizar bons parlamentares que contribuíram com projetos e iniciativas em prol da população brasileira”, afirma Camargo.

“Apesar de muitos estarem desacreditados por conta de inúmeros escândalos e acontecimentos, a política é importante para o Brasil e temos, sim, parlamentares responsáveis que trabalham com ética. Temos que valorizar e incentivar que esse modelo seja realmente priorizado dentro do Congresso”, destaca.

A votação do público via internet na edição deste ano do prêmio bateu recorde de participação, com mais de 2 milhões de votos. Mais uma vez, o processo foi auditado pela APCF, que atestou a idoneidade da votação por meio de parecer.

“O sistema de votação web utilizado para votação e consolidação dos votos do Prêmio Congresso em Foco 2020 pela Internet foi auditado e apresentou elementos de verificação suficientes para garantir correção e transparência para o processo de registro e de processamento de votos, bem como assegurar confiança para os resultados da votação”, certificou o diretor da APCF Evandro Lorens, responsável pela auditoria.

Além dos “Melhores Deputados” e “Melhores Senadores”, o Prêmio Congresso em Foco homenageou os congressistas que mais se destacaram em três categorias especiais “Defesa da Educação” e “Clima e Sustentabilidade”.

Confira a lista completa dos vencedores da edição 2020 aqui.