O presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Marcos Camargo, segue empenhado na coleta de assinaturas para a proposta de emenda à Constituição (PEC) de modernização da Polícia Federal. Na 3ª feira (19/8), ele se encontrou com o deputado federal Junio Amaral (PSL-MG) e pediu apoio ao projeto. Já nesta 4ª (19/8), a reunião aconteceu com o deputado federal Leonardo Monteiro (PT-MG).

A proposta de PEC elaborada pela APCF precisa de, no mínimo, 171 parlamentares para tramitar no Congresso Nacional. A iniciativa visa, entre outros pontos, dar mais eficiência à instituição, melhorar a gestão do órgão e garantir a autonomia interna da perícia criminal. 

Após Camargo apresentar e detalhar o intuito da proposta, os deputados Junio Amaral e Leonardo Monteiro demonstraram interesse no texto e se comprometeram a analisá-lo. “É um projeto que garantirá mais estabilidade e eficiência para a PF. Além disso, prevê a adequada proteção institucional à atividade de perícia criminal. Ademais, ao prever gestão própria qualificada e independente para a atividade, propiciará ainda mais eficiência e qualidade para a produção da prova”, explicou o presidente da APCF aos congressistas. 

Nos últimos dias, Marcos Camargo também se reuniu com os deputados Alex Santana (PDT-BA), Cezinha de Madureira (PSD-SP), Augusto Coutinho (Solidariedade-PE) e deputada Adriana Ventura (Novo-SP).