O presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Marcos Camargo, se reuniu nesta semana com parlamentares para apresentar e pedir apoio para a proposta de emenda à Constituição de modernização da Polícia Federal elaborada pela entidade. 

Na 4ª feira (12/8), Camargo visitou os deputados federais Alex Santana (PDT-BA) e Cezinha de Madureira (PSD-SP). Na 5ª (13/8), foi a vez do deputado Augusto Coutinho (Solidariedade-PE) receber o presidente da APCF. Já na 6ª (14/8), a reunião aconteceu com a deputada Adriana Ventura (Novo-SP). 

Por se tratar de uma PEC, a proposta depende da assinatura de, no mínimo, 171 parlamentares para começar a tramitar no Congresso Nacional. Entre outros pontos, a iniciativa visa dar mais eficiência à instituição, melhorar a gestão do órgão e garantir a autonomia interna da perícia criminal. 

“O projeto contribuirá definitivamente para estabelecer marco na autonomia da Polícia Federal, garantindo mais eficiência e protegendo-a contra eventuais ingerências no exercício de suas atividades”, manifestou Camargo aos deputados. 

Durante os encontros, os deputados mostraram interesse na proposta e se comprometeram a analisá-la, inclusive buscando apoio de outros deputados.

Leia mais: Em reunião no MJSP, Marcos Camargo pede maior participação dos peritos criminais em decisões