O vice-presidente da APCF, Luiz Spricigo, participou nesta 5ª feira (30/3) da primeira reunião de 2023 do Gabinete Integrado dos Profissionais de Segurança Pública e do Ministério Público Brasileiro. O encontro, que ocorreu em Brasília, teve como objetivo discutir pautas comuns das carreiras e alinhar estratégias para os pleitos do colegiado. 

Representando a criminalística federal, Spricigo destacou as pautas prioritárias da perícia oficial e chamou atenção para a questão da cadeia de custódia. O vice-presidente também abordou a reforma do Código de Processo Penal (CPP), que voltará ser discutida na nova legislatura. 

Além da APCF, o Gabinete Integrado é composto pela Associação Brasileira de Criminalística (ABC), Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF), Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG), Federação Nacional de Entidades de Militares Estaduais (Feneme), Federação Nacional de Praças (Anaspra), Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom) e Associação dos Oficiais Militares Estaduais do Brasil (AmeBrasil).